Regulamento Campeonato Regional S.A. 2010/11

Associação Regional de Futebol zona norte santo antão

Associação Regional de Futebol zona norte Santo Antão

REGULAMENTO

1 – O Campeonato Regional tem por objectivo promover e expandir o futebol sénior, mobilizando os atletas, técnicos, dirigentes, clubes, e o público em geral para tão importante fenómeno desportivo. Também serve para a AFRNSA, encontrar o seu representante para o Campeonato Nacional. É uma prova oficial do calendário da AFRNSA e da FCF.

2- O Campeonato terá o seu início no dia 14 de Janeiro de 2011 e termina no dia 16 Abril do corrente ano, no sistema de todos contra todos a duas mãos e será disputado entre as equipas Federadas da Região Norte de Santo Antão (Beira Mar, Foguetões, Paulense, Rosariense, São Pedro Apóstolo, Sinagoga e Solpontense).

3 – Os jogos serão realizados no Estádio João Serra em Ponta do Sol, conforme o calendário aprovado pela Direcção e os representantes dos clubes.

4 – Os jogos serão disputados todas as Sextas feiras e Sábados.

5 – Nas Sextas, o jogo inicia as 16H00 e nos Sábados, o primeiro jogo terá início as 14H00 horas e o segundo as 16:00 horas.

6 – As equipas deverão apresentar no campo uma hora antes do jogo.

7 – O não cumprimento do ponto 6, ou abandono de alguma equipa sem que o árbitro apitar o fim do jogo serão penalizados conforme o regulamento disciplinar vigente.

8 – Cada equipa deverá efectuar três (3) substituições.

9 – A classificação será ordenada pelo total de pontos obtidos por cada equipa, adoptando-se a tabela de: Vitória = 3pontos, Empate = 1 ponto e Derrota = 0 ponto.

10 – Vencerá o campeonato a equipa que obtiver o maior número de pontos.

11 –  Em caso de igualdade pontual, os critérios de desempate serão os previstos no artigo 95° (critério de desempate de provas por ponto entre duas equipas) e no artigo 96° (critério de desempate de provas por ponto entre mais de duas equipas), todos do regulamento geral vigente, tendo em consideração o sistema a duas voltas.

11.1 – Se permanecer o empate entre duas ou mais equipas, utilizar-se-ão sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

a)    A equipa mais disciplinada ao longo da prova

b)    A mais baixa média de idade.

c)    O sorteio entre as equipas.

12 – Haverá taça e prémio só para o campeão e taça para a equipa fair-play. A avaliação individual dos intervenientes recai na classificação do final da época para escolha do jogador mais regular. A escolha será feita nas seguintes competições: Torneio de Abertura, Campeonato e Taça Regional.

12.1 – Troféus:

a)    Campeão;

b)    Fair-play;

c)    Melhor Jogador;

d)    Melhor Marcador;

e)    Melhor Guarda-redes;

f)     Jogador Revelação;

g)    Melhor Treinador;

h)    Melhores Árbitros.

13 – A atribuição do prémio melhor jogador é feita, após o fim de cada jogo por voto dos treinadores das equipas participantes. Cada treinador indicará 2 melhores jogadores da equipa adversária, por jogo. Também o delegado da Associação e o seu observador indicará um jogador de cada equipa, aos quais serão atribuídos uma classificação de 0 aos 10 pontos.

13.1 – As pontuações serão recolhidas por um elemento da comissão técnica logo após o término do jogo.

13.2 – Será atribuído o troféu ao jogador que obtiver maior pontuação. Em caso de igualdade de pontuação será atribuído o prémio ao jogador mais novo.

14 –  Melhor Marcador: Será atribuído ao jogador que conseguir o maior número de golos na baliza contrária. Se dois ou mais jogadores obtiverem o mesmo número de golos, será escolhido, de entre eles, o que tiver menos tempo de jogo. Caso se mantenha a igualdade, o prémio será entregue ao jogador mais novo.

15 – Guarda-Redes menos batido: Será atribuído ao guarda-redes que, sendo utilizado em maior tempo no conjunto dos jogos e sofra menos golos. Em caso de igualdade será atribuído ao jogador mais novo.

16 – Equipa mais disciplinada: A atribuição é feita, após a última jornada, pela pontuação dada pelos árbitros ao longo do Campeonato. Esta pontuação numa escala de 0 a 10, dada jogo a jogo, indicará não só sobre o comportamento dos atletas mas também de todos os restantes membros da comitiva presentes no “banco”. Independentemente dessa pontuação atribuída pelos árbitros, serão deduzidos ao somatório final, por cada cartão amarelo exibido, um (1) ponto e, por cada cartão vermelho, três (3) e seis (6) pontos, caso se trate de atleta ou dirigente, respectivamente. Em caso de igualdade pontual será atribuído o prémio à equipa melhor classificada.

17 – A escolha de melhor treinador será feita pelo Conselho Técnico da Associação, e os melhores Árbitros serão atribuídos uma pontuação semanal pelo Conselho Regional de Arbitragem, mediante as observações feitas no decorrer dos jogos.

18 – A organização técnica dos jogos é da responsabilidade da Associação de Futebol da Região Norte de Santo Antão, sendo delegado aos jogos 1 representante da organização designado pelo presidente.

19 –  Os casos omissos ou não previstos neste regulamento serão resolvidos pelo Conselho de Disciplina ou o Conselho Jurisdicional da Associação Regional de Futebol, de acordo com os Regulamentos Geral e Disciplinar vigentes.

Cidade da Ribeira Grande, 12 de Janeiro de 2011

Saudações Desportivas,

O Presidente da AFRNSA,

Pedro Alberto dos Santos da Luz


About plurim

Criado para relembrar, reabilitar, recuperar, redescobrir o nosso concelho da Ribeira Grande, Ilha da Santo Antão, Cabo Verde, este blogue terá como propósito enobrecer, por mérito próprio, aquele que nos viu nascer, crescer e tornar em mais um valor nacional, reconhecidos por prós, ignorados por contras. "Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a glória." Ver todos os artigos de plurim

Deixe um comentário