Quem somos…

Criado para relembrar, reabilitar, recuperar, redescobrir o nosso concelho da Ribeira Grande, Ilha da Santo Antão, Cabo Verde, este blogue terá como propósito enobrecer, por mérito próprio, aquele que nos viu nascer, crescer e tornar em mais um valor nacional, reconhecidos por prós, ignorados por contras.

“Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a glória”.

Porquê Plurim?

Das colunas de pedra posicionadas estrategicamente em espaços públicos nos tempos coloniais, onde eram torturados e expostos os criminosos, o termo “Pelourinho” (Plurim), é hoje, comummente, relacionado com o mercado de abastecimento em Cabo Verde (ao menos em Santo Antão e São Vicente, eis o termo) do qual além do comércio local, é onde se advêm  as notícias e acontecimentos quentes, as boas anedotas, as grandes histórias, as grandes revelações,enfim, nenhum assunto é ali esquecido.

Tomando como analogia ao “novo” significado de Plurim, surge o nome do blogue, para dar jus a escassez de informações, oportunidades, projectos, preservação histórico-cultural e visão futura do nosso querido concelho da Ribeira Grande.

Saudações,

Plurim

 

Autores: Délio Leite (Déy), Janecas Fortes e Valter Fortes (Vatik)

Colaboradores: Hamilton Lima (Miltinha), José Cruz (Zé d’Vrisse) e Orlando Luz (Tio)


33 responses to “Quem somos…

  • cleberson Bueno Teixeira

    Parabéns pelo blog
    Extremamente importante as informações de reflexão…. Muito obrigado pelas idéias postas aqui…

  • SONIA FORTES

    ando a procura dos meu parentes tios tias primos e primas da familia FORTE
    na ilha de santo antao na Ribeira Grande de onde nasceu o meu avo de nome Joao Fortes que saio da ilha a 54 anos e queria encontar os irmao familiares ante de nos deixar e o sonho dele e nosso conhecer a nossa familia que vive ai nessa ilha Santo Antao o nome dos meus bizavos sao estes Jenoveva Francisca Almeida e Pedro Julio Fortes.AJUDEINOS OBRIGADO POR TEREM ESTA REDE SOUBRE O NOSSO PAIS CABO VERDE UM ABRAÇO

  • Benson Delgado

    parabens maltas bom iniciativa de bzot parte…e uma tava gosta de articipa mais activamente ne bzot blog,tendo em conta kun te faze alguns documentos escritos te denucia alguns situações lamentaveis de Povoçon e mi ka te tem formas de expressas abertamente para todos e bzot blog seria um trampolim digamos assim pe divulgação de nhas traboi.OK MALTAS fca ke DEUS

  • plurim

    Obrigado a todos pelas palavras de encorajamento!
    O plurim é apenas um meio para atingir um fim, portanto, contamos com a ajudada daqueles que gostam do concelho da Ribeira Grande para, juntos, caminharmos ruma ao futuro risonho que todos sonhamos.
    obrigado, mais uma vez, pelo apoio!

  • Tocks Duarte

    boa iniciativa maltas, força lá pa tud kém tive ess ideia e continua sempre ta desenvolvel cada dia mas, pois, cada um k sê pouco kel fazé um dia ta vale a pena.
    PUVAÇON: “Por ser tão piknin, mas por ele significa mut, keme t dzé: mi é dod na nha terra.”

  • Leonel Silva

    Muito bem pessoal
    Foi um prazer em saber desse projecto de vces.
    Muitas felicidades JÀ ERA PRECISO ALGUÈM PARA TOMAR
    AS INICIATIVAS DO NOSSO LUGAR …….ADOREI
    UM ABRAÇO DUM AMIGO E FILHO DE POVOAÇÃO
    LEONEL SILVA residente na holanda

  • João Fortes - Paul

    Excelente iniciativa dos jovens.
    É assim que se constrói o desenvolvimento.
    A juventude tem e terá sempre palavra no desenrrolar dos acontecimentos.
    Força e nada de seguir os chamados “donos da verdade…”.
    Procurem sempre os meios para atingir os fins.
    Plurim pá tud gente.

  • Carlos Fortes

    Iniciativas como essa deveriam acontecer, diáriamente, em todo o território nacional da nossa querida terra de Cabo Verde.
    Por isso, em primeiro lugar, gostaria de parabenizar toda a malta, a galera, a equipe que “germinou” com essa ideia e que não desanimem por nada deste Mundo pois, como dizia o outro : Deus ilumina e o Homem realiza os acontecimentos pensados.
    Em segundo lugar, gostaria de dar uma modesta contribuição/sugestão, à guisa daquela dada pelo Paulino: para além do FÓRUM proposto, porque não tentar, junto às Autoridades competentes no Concelho , na Ilha de Santo Antão e à nível Central (Praia) procurar formas de contactos para uma melhor aproximação da realização posterior das ambições de uma futura Associação dos Filhos e Amigos da Ribeira Grande , hem ????!!!!! Que tal?.
    Finalmente, a malta poderia _ como sugestão _ aproveitar de todos os canais da Comunicação Social do Estado para expôr as suas pretensões/objectivos do PLURIM, visando a sua socialização !!!!
    Prá frente PLURIM e força nas vossas convicções de um melhor servir Ribeira Grande e a Ilha de Santo Antão.

  • Jonino Moreira

    excelent iniciativa…no espiá um forma d quebrá kl monotonia vazio e ktm la ne kl lugar… y derrubá um certo monopolio e k ta la t cuntribui p kl lugar estagnód… keep up the good work…

  • Lenira Fernandes

    Galera um ka tem mais nada de novo pa dzeb bzot eh so reforça o que tudo gente tite otcha, um iniciativa louvavel,e parabeniza bzot!!!!!

  • Elsa Pinheiro

    Nada melhor do que esse tipo de inicitiva pe feze nôs estod sempre mas perto do que dnos…parabens pa bsot tud ê k tive esse inicitiva…

  • vatuck

    ya maltas bom blog,força la pe ess brilhante ideia

  • paulo monteiro

    Grande traboi maltas! Pa nos eh kta longe eh sempre bom ele um artigo de nos terra. Sima bsot sebe eh dificil incontra algo relevante na noticia sobre nosso R’bera Grande inda mas kosa escrit pe maltas eh ke sebe realidade de nos lugar.Grande iniciativa. Keep up the good work.

  • Venice MZC

    Parabems maltas pa ess Blog, good job… Obrigada pa mante maltas e ke ta longe de noss cantinho informode sobre desenvolvimento de noss terra. Forssa bsote continua… ke saudades

  • Americo B Fortes

    meus grades amigos voces sao os maiores! gostei muito das vossas iniciativa a falar sobre Ribeira Grande pricipalmente aquel pequenininho lugar chamado povoaçao que ta no coraçao de todus nosssssssssssssssssss.

  • Maria do Rosário

    Boa iniciativa. o Nosso concelho merece o melhor. Quem me dera não poder sair de lá.mas temos que fazer isto a procura de trabalho e melhores condições em terra desconhecida.Quando regressamos a nossa ilha parece que está tudo na mesma. Existe falta de iniciativas, mais informações para os jovens e oportunidades.Espere que esta iniciativa coloca-nos mais perto do nosso concelho, uma vez que existe muito por mostrar, para divulgar.

  • norine neves

    bom iniciativa maltas…nos ilha t merece,parabens p esse blog e um muito obrigado p divulga mais sobre esse nosso maravilhosa ilha…forca la

  • Levindo

    Parabéns pa ess brilhant ideia. Sentonton en de fca p tras k iniciativas mod ess de certeza.

  • Danilson delgado

    lugar precisa disso,povocon parado na tempo, nada atrativo quel lugar, a nao ser nôs familia. boa iniciativa continua tem tud nhe apoio

  • Carla Brito

    boa iniciativa.
    continuam…

  • Samuel Garcia

    Bom principio. Blog ta bom

  • Anónimo

    Maltas, esse foi um iniciativa e tónt. U ke te restém dze bzot ê pe bzot continuá sempre pe frente ke esse grande idea e ke bzot te tem sempre força ne el. No te tud junt pe ijdá nos concelho.
    Abraços

  • Cristiano Pires

    Viva!! Óptima ideia mesmo. Temos todos que fazer com que cheguemos mais além, já que os responsáveis não o fazem fazendo com que o nosso Santo Antão e nesse caso concreto Ribeira grande.

  • Aniete Amado

    Boa, excelente iniciativa,para o desenvolvimento da nossa cidade.

  • Paulino

    Pessoal,

    Parabéns pela iniciativa, pá! Excelente, precisamos deste dinamismo para novas perspectivas ao Concelho. Já agora, um desafio: porque não organizar algum evento (que pode ser um fórum aqui no blog ou um encontro durante as férias), apenas para “fecharmos os olhos e visualizarmos quê Concelho de Ribeira Grande gostaríamos de ter em 2025”? Seria um ponto de partida para construirmos uma visão conjunta de longo prazo para o Concelho. Pensem nisso, rapazes!

    Um bom ano a todos,
    paulino

  • Anónimo

    Grande iniciativa bsot continue t divulga mos origem e mos cultura tb p Que ser esquisido pa Que es nas Nov pod sab ond q mo bem … Bjx

    • Vera Andrade

      Quero vos dar os sinceros parabens,por este magnifico trabalho que tem vindo a desenvolver.
      Com este blogue não só vão manter informadas as pessoas que um dia tiveram de partir de Ribeira Grande,como também vão dar a conhecer um pouco da historia deste lugar com tanto encanto.
      Para uma pessoa como eu,filha de emigrantes caboverdianos nascidos e criados em Ribeira Grande é um enorme prazer poder redescobrir um pouco da terra que os viu nascer,e deste modo encurtar a ponte entre o passado e presente de um modo tão positivo.
      Obrigada por serem os olhos de quem esta longe mas que tem o coração tão perto.
      Beijinhos Vera Andrade

      • plurim

        Obrigado pelas palavras deveras encorajadoras Vera.
        É neste sentido que trabalhamos, em prol do desenvolvimento do concelho, mas o que essencialmente nos move é exactamente aquilo que referiste: O Encanto, traduzido numa energia inenarrável que este lugar tão pequeno nos transmite.
        Por mais que somos forçados, não conseguimos ser alheios a este sentimento.
        Um bem haja a Vera e Bem-vinda a comunidade “plurim”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: