A VERGONHA DO BASQUETE EM SANTO ANTÃO

ImagemO basquetebol, tal como qualquer coisa que se queira fazer acontecer em Santo Antão, morre sempre de sede a beira da fonte. Se não vejamos:

– Reunimos esforços para reorganizar uma equipa de basquetebol em Ribeira Grande, fizemos N treinos, N palestras, N cartas de pedidos de patrocínio (zero retorno), pagamos para pôr luz no Liceu porque não há mais espaços de treino na vila/cidade, corrigimos parte do piso danificado do Liceu, enfim, fizemos N tudo para conseguir reaver um pouco da glória que o basquetebol teve outrora na vila. Resultado: Ou estamos a perder tempo por puro prazer de fazer coisas desnecessárias, ou nos levaram pouco a sério, ou é assim mesmo que o maldito fenómeno do COMODISMO funciona na nossa maldita vila/cidade.

– Fizemos vários contactos com a equipa do Porto Novo, para que fizéssemos alguns jogos de preparação antes do campeonato regional, de forma que a equipa vencedora fosse para o campeonato nacional com um melhor preparo. Resultado: Muitas vezes ignorados, sobretudo pelo representante da equipa convidada, que após confirmar a presença, puro e simplesmente nos deixou a espera até que no dia do jogo resolvemos liga-los, eis que nos surpreendem com a decisão da não comparência, decisão essa que tinha sido tomada dias antes (aconteceu 3 vezes seguidas, depois disso só nos restou desistir de dar muros em ponta de faca). Mas que falta de seriedade e respeito para com os outros!!!

– Aparece depois, o representante do Associação Regional de Basquetebol, o Sr. Carlos (mais conhecido por Cerimónia), a pedirmos apoio para a reorganização do basquete na vila e que juntos fizéssemos de tudo para que arrancasse o tão desejado campeonato, bla bla bla. Reunimos com este senhor, pusemos todas as nossas questões na mesa. Este nos ofereceu um único boletim de inscrição dos atletas e deixou-nos a incumbência de fotocopiar os restantes (Que bela forma de trabalhar).  Duas Semanas depois, veio este senhor nos avisar que o campeonato ia ter início 2 dias depois de recebermos a primeira informação sobre o dito campeonato. Quanta falta de bom senso, minha gente.

As perguntas que não querem calar:

1 – Até quando vamos andar a brincar de jogos de criança e não levarmos as coisas a sério em Santo Antão?

2 – Porque será que a equipa do Porto Novo, anuncia dias antes o início do Campeonato, sem sequer as equipas adversárias saberem quando e nem sequer terem dito que vão participar? Muito estranho o que eles sabem e nós não. Muito estranho…
“Não repitam a asneira do ano anterior, porque este ano já estamos preparados!
Ah, não sabem o que aconteceu no ano anterior?
Relembramos:
Jogamos um Playoff de 3 jogos. Perdemos 1, Ganhamos outro… Porém, o jogo de desempate, foi marcado também acima da hora, com vários atletas nossos a não poderem participar devido a não dispensa do trabalho, ou seja, não tínhamos atletas para o jogo que só soubemos a data, 2 dias antes do seu início do mesmo. Resultado: perdemos por falta de comparência. Pior, a equipa do Porto Novo levou para o campeonato Nacional um jogador que tinha jogado o campeonato regional em outra equipa do mesmo campeonato que a equipa do Porto Novo. Estranho? Não, estúpido.

3 – Esta é de rir: Sabem o que nos disse hoje o Sr. Carlos? Disse-nos que, se não jogarmos amanhã, considerar-se-á que perdemos o jogo, novamente. É mesmo minha gente. Nem sequer estamos inscritos no campeonato que já perdemos, porém esperam por nós amanhã (não consigo parar de rir), nenhum atleta tem a ficha preenchida porque não sabíamos nada de concreto sobre campeonato algum, enfim, sem saber de nada, já perdemos. Não é para rir?

Para verem como funcionam as coisas em Santo Antão, já temos campeão (A Equipa do Porto Novo, dirigida pelo sr. Jaime), com o campeonato que começa amanhã, sem equipas inscritas.

Vejam a tamanha seriedade das pessoas que dirigem coisas sérias nesta Ilha.

A brincar a brincar é que as coisas estão e hão de continuar cada vez mais podres e tristes.

Atenção: Este post foi escrito hoje, sexta-feira, dia 17 de Maio de 2013, ou seja, 1 dia antes de já termos perdido o jogo.

Aos indignados, como nós da equipa do Rosariense, pedimos que nos ajudem a divulgar esta barbaridade que está prestes a acontecer.

Como dizia o outro:

“O QUE MAIS ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS, MAS SIM O SILÊNCIO DOS BONS”

Saudações Desportivas!

Anúncios

About plurim

Criado para relembrar, reabilitar, recuperar, redescobrir o nosso concelho da Ribeira Grande, Ilha da Santo Antão, Cabo Verde, este blogue terá como propósito enobrecer, por mérito próprio, aquele que nos viu nascer, crescer e tornar em mais um valor nacional, reconhecidos por prós, ignorados por contras. "Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a glória." Ver todos os artigos de plurim

5 responses to “A VERGONHA DO BASQUETE EM SANTO ANTÃO

  • Porto Novo Basket

    Sinceramente, queríamos esclarecer alguns aspectos do v/texto. Lamentamos que vocês confundam Porto Novo Basket com Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão.

    Se há um clube preocupado com o deficiente funcionamento da Associação, esse clube é PNB. Só queríamos lembrar que nem sequer Porto Novo Basket participou na eleição dos novos dirigentes, que nunca assumiram o seu papel.

    PNB foi ignorado, pura e simplesmente. Vamos dar por encerrada essa questão. Estamos a tentar fazer algo e as dificuldades são tantas, que não vamos perder tempo com esse tipo de discussão. Não vamos entrar nesse tipo jogo. Porto Novo Basket já, no ano passado, ameaçou sair das competições seniores devido à desorganização da Associação e das equipas. Se as coisas continuarem assim, voltará a fazê-lo. PNV é, sobretudo, uma escola de basquetebol.

    Uma coisa intrigante: quando enaltecemos o nosso trabalho, somos acusados de falta de humildade. Quando apelamos ao trabalho, estamos a mandar nos outros. Outra coisa, se a v/equipa ressurgiu agora, porque está questionar aspectos dos últimos campeonatos, designadamente o play off do ultimo campeonato.

    Só mais um dado: Porto Novo Basket, nos últimos 3 anos, apenas perdeu uma vez no pátio do liceu em Ribeira Grande e por diferença de 1 (um) ponto). O tal factor casa nunca foi um problema. Estamos sim preocupados com segurança nesse espaço. Os adeptos entram em campo, em pleno jogo, os jogadores são agredidos, etc.

  • Aníbal Miranda "Mutombo"

    CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS: O basquetebol em Santo Antão está perdido que nem cego no meio de um tiroteio. Quando digo basket, não estou referindo aos dribles, as cestas, as jogadas, as enterradas. Estou referindo ao basket mas fora da quadra. É o conhecimento da história do Baket em Santo Antão, o respeito pelo adversário e também ter a humildade em reconhecer o esforço e a dedicação dos outros para o bem dessa modalidade nessa ilha. Dizer que o Porto Novo Basket recebeu um convite para um jogo particular “COM UM TAL BOMBA TEAM” o autor está a demonstrar a total falta de respeito e de conhecimento da história do basket em Santo Antão e que para ele essa modalidade só começou a ser praticada nessa ilha a partir de 2010, quando o PNB foi fundada. O basket aqui na ilha não é somente a inscrição dos atletas, o uniforme, o pagamento da taxa de inscrição e o cumprimento dos horários. O mais importante é A ORGANIZAÇÃO. Tendo organização tudo funciona lindamente. Não temos associação, não temos presidente. Sem a Associação não tem como fazermos as coisas acontecerem como deve ser. De modo que o título “A vergonha do Basquetebol em Santo Antão”, está muito mais do que justo. É justo porque se a ABST, existe então não está a funcionar e se está a funcionar então é só com a equipe do PN. Isto porque, quando a equipe do BOMBA BASKET estava a preparar para o campeonato, o Carlos (que nem presidente de Ass. é, mas está fazendo o seu esforço) informou-nos e afirmou que já tinha entrado em contactado com a FBCV, explicando a situação do basket aqui em SA e que esse ano não haveria campeonato. De repente marcam os jogos. No meio de incertezas, sem sabermos quais são os teams, o regulamento, o calendário dos jogos, os dias dos jogos, o horário, os locais dos jogos, etc. Ou seja, quem manda e desmanda nessa ASS. são os dirigentes do PNB. Só pelo facto de S.A estar atrasado em relação as outras ilhas e para não deixarmos de participar do campeonato nacional, temos que fazer as coisas as pressas e do jeito que os dirigentes do PNB quiserem. Nunca passou pela cabeça de nenhum atleta de povoação em BOICOTAR o basket nessa ilha, pelo contrario, nós é que começamos a praticar essa modalidade em SA. Mas também é preciso que trabalhemos de forma séria, organizada e planejada para o bem do Basket em Santo Antão. Do jeito que vc quiserem é que não.

  • anonimo

    Já que Porto Novo Basquetebol Clube foi visado neste panfleto, intitulado “VERGONHA NO BASQUETEBOL EM SANTO ANTÃO”, gostaríamos de prestar alguns agradecimentos, esperando que, desta vez, os nossos comentários sejam publicados no v/blog.
    Mas, antes de começar, informamos (talvez não saibam) que, este sábado, 17 de Maio, iniciou-se o campeonato júnior de basquetebol de Santo Antão. Essa sim, é a nossa grande preocupação do Porto Novo. A formação. Só assim, a modalidade poderá desenvolver-se.

    O n/Clube renasceu em 2010 e a primeira coisa que fez foi criar uma escola de basquetebol, reconhecida pela Direcção-geral dos Desportos, que trabalha com cerca de 60 crianças e jovens. Na Cidade da Povoação, há escola de basquetebol? Vocês estão preocupados com isso? Não me parece.
    Quanto a esta nota, lamentamos que o articulista tenha faltado tanto à verdade, como o fito de confundir as pessoas.
    1. Fomos convidados, em Fevereiro, para um único jogo particular com uma tal Bomba Team. Embora sejamos uma instituição, com credibilidade (perguntem lá à DGD, por exemplo), aceitamos sim, mas pedimos que jogássemos no polivalente David Fortes e não no Liceu Suzete Delgado, por razões de segurança. É que, talvez o articulista não saiba, já na época passada, houve atletas nossos agredidos no pátio desse liceu.

    2. Por isso, a pessoa que elaborou este texto foi pouco séria, ao faltar à verdade de forma descarada.

    3. Uma outra mentira. Quanto ao campeonato sénior, fomos contactados pelo senhor Carlos Lopes na quinta-feira à noite, dia 16 de Maio. Antes disso, nos tinha informado que, ao que tudo indicava, esta temporada não haveria campeonato. Segundo ele, seria uma forma de levar a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol a prestar mais atenção para a modalidade na ilha das montanhas. Ele vinha alegando falta de recursos para realizar as provas.

    4. Depois, nos informou que havia condições para a realização do campeonato júnior, que deveria ter começado no dia 11 de Maio, mas foi adiado para 18 de Maio.

    5. Como dissemos, na quinta-feira à noite, fomos contactados pelo senhor Carlos Lopes que nos informou que campeonato sénior iria também começar este sábado, dia 18 de Maio. Uma vez que estamos muito atrasados, decidimos falar com os jogadores sobre a necessidade de avançarmos, para que Santo Antão não fique de fora das provas nacionais.

    6. Portanto, uma outra inverdade e uma irresponsabilidade, dizer que já sabíamos, há já algum tempo, acerca do arranque do campeonato sénior.

    7. Quanto ao play-off do ano passado, esclarecemos que no segundo jogo foi acordado que o terceiro, e último, jogo seria logo no dia seguinte, na Cidade do Porto Novo, já que a equipa campeã tinha de viajar para Praia dois dias depois. Acontece, meus caros, é que a equipa da Povoação faltou ao jogo (a grande verdade), como já fez feito, muitas e muitas vezes, durante esses anos todos. O objectivo é apenas boicotar, como fez este sábado.

    8. Quanto à seriedade no basquetebol, é só perguntar qual tem sido a postura do Porto Novo Basket e dos seus dirigentes nesses anos todos. Somos a única equipa que todos os anos faz a inscrição como o regulamento manda. Somos a única equipa que paga as taxas de inscrição (só ver os relatórios da Associação). Somos a única equipa que joga devidamente uniformizado e cumpre os horários. Aliás, já fomos até felicitados por elementos da v/equipa.

    9. Por isso, perguntem lá que são as equipas que jogos todos os anos jogam, sem a devida inscrição. Que são as equipas que só aprecem para jogar quando lhes apetecem? Que são as equipas que abandonam os jogos, sem o mínimo respeito pelos adversários.

    10. De certeza que não é Porto Novo Basket.

    11. E já agora, em relação a fichas de jogos, todos os anos temos que, também, fazer cópias e mais cópias. Pergunte à Associação de que cores são as nossas fichas? Em todo o caso, estamos preocupados com coisas maiores.

    12. Quanto à Associação Regional de Basquetebol, sempre estivemos preocupados com o seu funcionamento, que deixa, efectivamente, muito a desejar. Quantas reuniões já fazemos, como a presença da DGD e do Núcleo do Desporto de Santo Antão, na tentativa pôr essa estrutura a funcionar. Tentativas essas que a v/equipa sempre ignorou, diga-se de passagem.

    13. Pergunte lá ao sr Adelino, quanto tempo permaneceu na Associação, quando foi eleito presidente da Direcção: um mês apenas.

    14. Para terminar, informamos que, também, no Porto Novo, não há apoios nem patrocínio de lado nenhum. Somos, igualmente, pura e simplesmente ignorados.

    Ficamos por enquanto, por aqui, na esperança de ver publicado este texto.

    Cidade do Porto Novo, 18 de Maio de 2013.
    A Direcção do Porto Novo Basquetebol

  • Fliss

    Força, maltas.Pessoalmente é com esta maxima de Luther king que ando a refletir o estado da nossa ilha Santo Antão ,onde está
    as pessoas do bem? Em Silêncio? É o silêncio dos bons é que me preocupa, enquanto os maus vão fazendo os seus barulhos , destruindo e abocanhando tudo o que de bom esta ilha possui.

  • João Lopes

    Lá ne Puvoçom n’dem kem pode candadatá pe Ass. Regional? Pessoas més impenhód? M’tiv t’elê bô texto e te percem ke para além de falta d’comptência tembê tem “má fé”… Bsot tentá falá ma Federoçom Nacional e contés o k ti te passá? D’pôs maltas te stranhá ke sô Sóncent má Praia k’te folód…. Claro ques tem més apoio má percem tembê ke es tem gent més impenhód… Um braça pe tud bsot 🙂 Jom Bétista 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: