Confirmado – Concerto homenagem à Cesária Évora – RIBEIRA DA TORRE

De acordo com as informações do Jornal Asemanaoline o mega-concerto vai ser realizado no próximo dia 15 de Dezembro, no Vale da Ribeira da Torre, Concelho de Ribeira Grande, Santo Antão, para assinalar o primeiro aniversário da morte da cantora cabo-verdiana Cesária Évora. O concerto foi confirmado oficialmente por uma nota distribuída à imprensa, pela empresa promotora.

O evento vai contar com a participação de vários artistas nacionais e internacionais. Entre os nacionais, destacam-se Lura, Sara Tavares, Nancy Vieira, Teófilo Chantre, Zeca di Nha Reinalda e o grupo Cordas do Sol.

Enquanto os artistas internacionais, além de Camané e de Bonga, estão confirmadas as presenças de Ismael Lo (Senegal), Sia Tolno (Guiné-Conakry) e Bernard Lavilliers (França). Para além de cerca de 25 músicos, que tocaram com ‘Cize’ em diferentes momentos da sua carreira, que vão passar pelo palco, para acompanhar os diferentes intérpretes.

A ideia de realizar um concerto em Santo Antão, não é de agora, avança o jornal asemanaonline. “Já havia um plano, para comemorar dessa forma os 70 anos de Cesária, tendo em conta que a sua mãe era natural dessa ilha. Complementa-se ainda que houve até o  início à organização, mas quando Cesária adoeceu, ele foi adiado”, esclarece a produtora.

“A realização do concerto já tinha sido abandonada. Mas por sugestão da Câmara Municipal da Ribeira Grande e do Ministério da Cultura, o evento idealizado para o aniversário, transformou-se numa homenagem a Cesária, a realizar dois dias antes de se completar um ano sobre o falecimento”, acrescenta.

”O Vale da Ribeira da Torre foi o local escolhido, porque tem boas condições acústicas e é protegido do vento, além da sua beleza natural”, justifica a empresa promotora de espectáculos, pertencente a José da Silva, o empresário que lançou a “Rainha da Morna”, falecida a 17 de Dezembro de 2011 no Mindelo (São Vicente).

Com o espectáculo no Vale da Ribeira da Torre, Santo Antão, encerra um ciclo de várias homenagens que se realizaram ao longo deste ano, depois de Paris (três concertos), Toulouse (França), Lisboa, Serpa (Portugal) e Amesterdão (Holanda).

A população de Ribeira da Torre, orgulhosa por ser a primeira vez que o Vale vai receber um concerto de tal envergadura, aparece no evento como parceira. O evento terá paralelo uma feira de produtos artesanais e agrícolas, não só do Vale, como da ilha em geral.

Fonte: Asemanaoline

Anúncios

About plurim

Criado para relembrar, reabilitar, recuperar, redescobrir o nosso concelho da Ribeira Grande, Ilha da Santo Antão, Cabo Verde, este blogue terá como propósito enobrecer, por mérito próprio, aquele que nos viu nascer, crescer e tornar em mais um valor nacional, reconhecidos por prós, ignorados por contras. "Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a glória." Ver todos os artigos de plurim

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: