Preocupante… Centro Cultural 7 Sóis 7 Luas


Qual o meu espanto, quando me deparo com esta afirmação, que afinal o Centro Cultural 7 Sóis 7 Luas, que iria ser construído na Povoação da Ribeira Grande, que já conta com um projecto bem interessante, vai agora ser construído na Ponta do Sol.

Porque será?
Porque mudar? Para fomentar mais ainda o bairrismo Ponta do Sol/Povoação?
Porque apresentar um projecto para uma zona e de repente, sem explicação nenhuma, deixa de ser neste lugar, para ser no outro?
O que estará na mente do nosso presidente da Câmara?
Qual a real intenção desta mudança?
Terá alguma coisa a ver com o terreno na Praça d’Itália, junto ao espaço onde recebe o festival desde 1998?
Será que vamos deixar que mais este desmando aconteça?
A Primeira Vila (hoje Cidade) a receber este festival em Cabo Verde, foi Povoação. Nada mais justo do que manter o dito Centro Cultural, no local antes anunciado, pois não?
Algo cheira mal neste história. A ver vamos onde isto vai parar.

Queremos explicações Sr. Presidente! Exigimos explicações!
Esperemos que sejam plausíveis, caso contrário apelaremos à real força do Povo para se perceber quem realmente é proprietário da RIBEIRA GRANDE.

Vejam o video, onde o director do festival, nos dá a novidade:

Centro Cultural 7 Sois 7 Luas – Ponta do Sol

About plurim

Criado para relembrar, reabilitar, recuperar, redescobrir o nosso concelho da Ribeira Grande, Ilha da Santo Antão, Cabo Verde, este blogue terá como propósito enobrecer, por mérito próprio, aquele que nos viu nascer, crescer e tornar em mais um valor nacional, reconhecidos por prós, ignorados por contras. "Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a glória." Ver todos os artigos de plurim

10 responses to “Preocupante… Centro Cultural 7 Sóis 7 Luas

  • tiburcio

    Calma pessoal! Não acham que estão a colocar a carroça a frente dos bois? Alguém já teve o cuidado de ouvir a opinião do Sr Presidente da Câmara? E da própria Câmara como um todo?
    costuma-se dizer que não há fumo sem fogo logo seria bom que alguém tentasse chegar junto dos responsáveis e esclarecer de uma vez por todas este imbróglio. Arremessar argumentos ,penso não ser oportuno. O Presidente Orlando Delgado ao longo dos anos tem dado prova de muito bom senso e não acredito que desta vez será diferente.É claro que sete sois e Sete Luas e tudo o que a ele esteja relacionado deverá ser na Cidade da Ribeira Grande assim como defendo que o festival de violino em Homenagem de Nho Kzik seja em Ponta do Sol. Para que inventar?

  • aninimo

    Porque não na Ponta do Sol!Ser’a que tudo ‘e na Povoaçao.Ja ‘e tempo de se acabar com o bairrismo.-

    • plurim

      Porque não um Mercado de Peixe, equipado com enormes arcas de conversa de peixe… EM POVOAÇÃO?
      Isso apenas para lhe chamar a atenção de que cada coisa deverá estar onde tem que estar. Ou seja, não faz sentido um investimento relacionado ao PEIXE em Povoação, se Ponta do Sol tem melhor vocação para tal. Se o Festival é na Povoação, e o centro cultural já está projectado para ali, porque mudar?
      Será que gostarias de ver uma casa em homenagem ao Nhô Czik na Povoação???
      Pense nisto e veja o seu conceito de bairrismo…

      • Anónimo

        Uma coisa que não entendo !! 7 Sois 7 Luas pertence ao concelho da Ribeira Grande ou não ? Logo Ribeira Grande e um concelho com varias localidades ou não ? Logo qual o problema o festival – centro for construído seja la em Ponta do sol ou Cruzinha, ou Chã de Igreja ? Ou 7 sois 7 Luas e so para a localidade de Puvuacao ??

      • Anónimo

        7 sois 7 luas ne d puvacon … mas sim d ribeira grande ! ago ses te otxa ma nao convem criar um arca de conserva de peixe n puvacon isso e logico que nao … mas que Ponta d sol tem condicoes de realiza um 7 sois 7 luas isso ago la tem … Por isso que te oia o pq nao ???

    • plurim

      Mesma coisa que fazer um centro cultural dedicado ao Festival “Baía das Gatas” na Morada, em frente a praça nova, só porque são do mesmo concelho (Mindelo), pois não???
      O festival é da Ribeira Grande, porque é feito numa zona pertencente ao Concelho. Aliás, iniciou quando o concelho não tinha ainda 2 cidades. Por exemplo, Em Portugal, o Concelho de Sintra tem várias cidades. Faz sentido ter um Festival em Queluz (uma das cidades do Concelho de Sintra), e dedicar um centro cultural a este festival na cidade do Cacém (outra cidade do mesmo concelho), por exemplo?
      Deixem de ser Bairristas, deixem de puxar a brasa para a vossa sardinha e sejam mais coerentes.

      Ponta do Sol tem condições para receber o melhor festival do mundo. Alias, tem mais condições para receber qualquer festival que exija um grande público, do que Povoação. Mas, “Sete Sois, Sete Luas” é do Terreiro da Povoação… Tal como Nhô Czik é de Ponta do Sol, tal como a actividade piscatória é também de lá, tal como muita coisa é de lá.

      Não se deve lutar para desmerecer o que já é merecido!
      Pensem nisso, sem bairrismo!

      • plurim

        Qual a lógica, de por exemplo, durante o festival 7 sois 7 luas, que acontece no terreiro, visitantes quiserem desfrutar do Centro Cultural 7 sois 7 luas, para verem exposições dos festivais antigos, e terem que sair do Terreiro de Povoação e ir parar a Chã d’Igreja? Já pensou o quão separados iriam estar estas duas coisas, com o mesmo nome e mesmo pretexto?
        Se houver um programa que contemple uma interligação entre os dias do festival e o Centro Cultural com o mesmo nome, teremos que deslocar à chã d’Igreja para tal???

  • Anónimo

    Puvocon e cidade ? ou e Ribeira grande que cidade ?

  • Anónimo

    houve um equivoco.. em ume primeiro momento ele fala ponto do sol depois ele fala ribeira grande, .. mas pós isso o presindente d pore sor te dze tb na Ribeira grande.. o que deixa a dúvida..melhor espia.. isso..

    • plurim

      Não me parece equívoco. Se já há um projecto, que já foi apresentado, já se falou muitas vezes na Praça d’Itália… Porque o apelo, no telejornal, para o ministério desbloquear um terreno para a sua construção? Que terreno é este que precisa ser desbloqueado pelo governo (da sua pertença).
      Muito mal explicado isto… Este apelo não me soa a coisa boa!
      A ver vamos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: