O lixo e os sobreviventes de Lombo Branco…

 

Borbóxe - Lombo Branco - Ribeira Grande

A propósito de sustentabilidade, ecologia, reciclagem, referidos neste artigo, vejam um dos melhores exemplos no mundo em relação ao tratamento do lixo e consequente melhoria da saúde pública.

Ali, puro e simplismente, preocupam-se com o próximo.

E nós, faremos o mesmo quando (Preocupar com o outro)?

Para quando uma solução para o lixo em “borbóxe” que maltrata a saúde das pessoas de Lombo Branco?

E os estudos que fizeram, não contemplavam solidariedade Humana? Pois devia!

 

Não pessoal, não pedimos um sistema idêntico à este que vão ver no vídeo… Não! Apenas pedimos um pequenina mostra de preocupação para os demais que vivem e convivem connosco diariamente no nosso habitat. SERÁ PEDIR MUITO?

Egoísmo é feio. Muito feio.

Eis o exemplo:

Délio Leite

About plurim

Criado para relembrar, reabilitar, recuperar, redescobrir o nosso concelho da Ribeira Grande, Ilha da Santo Antão, Cabo Verde, este blogue terá como propósito enobrecer, por mérito próprio, aquele que nos viu nascer, crescer e tornar em mais um valor nacional, reconhecidos por prós, ignorados por contras. "Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a glória." Ver todos os artigos de plurim

6 responses to “O lixo e os sobreviventes de Lombo Branco…

  • Feliciano do Rosario

    Parabens jovens criadores desse espaço.
    Jovens promissores a qual desejo muitas felicidades.
    Na verdade o que o poder local da Ribeira grande anda a fazer com a população da Costa Leste tem nome.ESTUPIDEZ.Infelizmente a delegacia de Saúde faz de contas e assobia para o lado.
    Maltas, peço-vos um favor, continuam livres e a pensar, nao deixam nada nem ninguem interromper-vos essa jornada de cidadania.
    Ribeira Grande é rico e vamos fazer essa revolução positiva opinando de forma construtiva para um Concelho cada vez melhor e incluisiva.
    De vez enquando o cheiro da lixeira chega até a praia de sinagoga quando estou fazendo o meu footing matinal, nao imagina a revolta que sinto em vez de oxigenar o cerebro e iodar os pulmoes com o ar fresco vinda do mar em vez disso é engolir o cheiro horrivel de borboxe.
    Camara Municipal da Ribeira Grande é a primeira culpada e nós tambem que passivamente aceitamos essa estupidez sem dizer nada.

  • Onildo Ferreira

    Realmente a situação é complicada para o pessoal da costa leste. mas a nossa Câmara, juntamente com a de Paul(o lixo do Paul é tambem depositado nesta lixeira) tem trabalhado para tentar encontrar uma solução. para breve ela será desactivada. ja existe um espaço entre Paul e Porto Novo, mas propriamente na zona de Ribeira Brava, que já sofreu algumas intervenções para servir como depósito de lixo, até que o aterro sanitário (para toda ilha) seja construído.
    já há financiamento da cooperação espanhola para os estudos do futuro aterro.
    Agora esperamos tb que o governo faça a sua parte, porque, com certeza, os municípios sozinhos não conseguem resolver esta situação do lixo nos concelhos.
    De qualquer forma já será um grande alivio para as edilidades do Paul e Ribeira Grande desactivar a lixeira de Barbasco que, para além de prejudicar a população da Costa Leste, não é um bom cartão de visitas para quem chega no nosso Concelho.
    Onildo Ferreira

  • Tonecas

    Oi Pessoal.
    M te otchá ke esse vídeo ê um grande exemplo, não ke no te bé fezê igual, ma pelo menos no tentá faze algum cosa ke te dent de nos possibilidade. Se nos possibilidades te da nos pe faze um aterro sanitário, enton no corrê atrás e fezêl.
    M te fca contente de oiá depoimentos moda kel de colaborador Zé Paulo, te dzê ke projeto de um Aterro Sanitário único já te em vias de ser feito de modo a cabá ke sofrimento e minimizá riscos á saúde de pessoal de Lomb Brónc, e sem contá ke lixo de més lugar algum tava te bé fca exposto ou então ser queimod de modo a prejudicá saúde pública. No te esperá ke esse projeto en de demorá de ser concluído e assim pessoal lá de cima passá te respirá um ar puro , moda tud cidadão tem direito.
    Abraços

  • Irina Fatuda

    Olá..Parabéns pelo site…

    De facto é uma vergonha nos dias de hj estarmos c esses problemas tão básicos como esse. Achei o exemplo para o tratamento de resíduos mto interessante, mas acho que para Santo Antão há ideias mais simples e visto não haver condições para o tratamento e aproveitamento dos resíduos o mais prático seria a criação de um aterro sanitário. Pelo menos o solo estaria permeabilizado para evitar a contaminação do mesmo e as pessoas n estariam a sofrer c o fumo e possíveis doenças devido a esse lixo. O problema não é só as com as pessoas de Lombo Branco a sofrer c isso, mas sim é um problema de todos uma vez que está a causar problemas de poluição atmosférica e os ventos conseguem transportar os poluentes a milhares km.

    Espero que noticias como essas no vosso site conseguem mobilizar as pessoas e a pressionarem os dirigentes a tomarem uma atitude.

  • ze paulo

    saudaçoes dum SENTONTONENSE.
    Antes dmais m ta kmeça ta parabeniza Dey e kej ots pssoas kta envolvid na elaboraçom desse site.
    Dey em relaçao e ess problema d lixeira, pam dzeb ma ja ta em vias, e mut brevemente ess lixeira deverá ser removida desse local, pois, ja foi dado inicio a processo de homologaçao do AIA, pa pode construi um novo Centro de tratamento para gestão dos resíduos sólidos urbanos da Ilha, ou seja, aterro sanitário unica de Santo Antão.
    E ti ta be fka localizod na zona sudeste d´sentonton, concelho de Porto Novo, perto do Morro do Tubarão.
    abraçoss

  • Didi Martins Melício

    Ao ver isso, ponho-me a pensar, será que essa pessoa que criou esse “WebSit Plurim” , esta a colocar fotos de outras partes de Africa, Asia, America Latina, ou ta sonhado, com essas fotos horrendas de S.Antão. Ao rever essa fotografia da mais inteligente óbra de “arte” Aterro Sanitário? Plurim! infelizmente não acordou porque não era um sonho é a pura realidade das pessoas de Costa Leste de Santo Antão, meus amigos de “nos terra de Norte a sul de Sentanton, continuemos a lutar junto de Plurim para ver se um essas pessoas tenham um sossego naquelas montas….obg DL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: