Dumping ou promoção do navio MAR D’CANAL???

 

Cais Porto Novo

Cais Porto Novo

“Armas – navio Mar d’canal afunda Ribeira de Paul ”

Quando vi esta notícia no Jornal ASemana, “Concorrência derruba preços na linha Santo Antão/São Vicente (Fevereiro, 2011)”, até pensei comigo mesmo “que bom para nós consumidores…era isso que estávamos a precisar”.

Ora, neste meio tempo, viajei para São Vicente por duas vezes e como é normal optei pela companhia que aplicava o menor preço na qual paguei 300 escudos na primeira viajem e 150 escudos na segunda. Sim, isso mesmo, 150 escudos. No entanto, se antes eu pagava 700 escudos e demorava 45 minutos (até menos) até São Vicente, desta vez levei 1h30m minutos para chegar ao meu destino, sendo que na primeira viagem o mar estava agitado e o navio parecia um brinquedo em cima da água, com muitas pessoas passando mal. Então percebi que, o que a companhia Armas está a fazer, nem é promoção e nem é parte da sua estratégia de marketing para enfrentar a concorrência, mas sim, um desleixo com os próprios clientes que são obrigados a lidar com um navio em péssimas condições que mal se desloca na água e que a qualquer hora está sujeito a parar no meio do trajecto. “Ops” acho que falei demais, há pessoas que não gostam de ouvir verdades, portanto, vamos agradar a todos, principalmente na questão de preço (Ironicamente falando, claro).

Passemos então às perguntas:

1 – O que a Armas, navio Mar d’canal, está a fazer é uma promoção ou é qualquer coisa parecida ao que chamamos de Dumping” no Comércio Internacional?

Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado, impondo de seguida os preços altos. É um termo usado em comércio internacional e é reprimido pelos governos nacionais, quando comprovado. Esta técnica é utilizada como forma de ganhar quotas de mercado.

2 – Será que teremos mais promoções quando o navio Mar d´Canal, estiver em plenas condições?

3 – Até que ponto a companhia Sal Rei irá suportar tal concorrência? Será que o destino será o mesmo da Companhia Ribeira de Paúl, que encerrou as operações entre S. Antão e S. Vicente?

4 – Voltaremos a um monopólio e o preço voltará a aumentar?

Já agora, estou adorando os preços mais baixo, só espero que eles se mantêm quando as condições de viagem forem ideais.


Ms.Valter Marcos

 

Anúncios

About plurim

Criado para relembrar, reabilitar, recuperar, redescobrir o nosso concelho da Ribeira Grande, Ilha da Santo Antão, Cabo Verde, este blogue terá como propósito enobrecer, por mérito próprio, aquele que nos viu nascer, crescer e tornar em mais um valor nacional, reconhecidos por prós, ignorados por contras. "Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a glória." Ver todos os artigos de plurim

One response to “Dumping ou promoção do navio MAR D’CANAL???

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: