Escolha profissional…vocação? Dom? inclinação?

 

Profissões

Algumas de muitas profissões

Quase todos nós conhecemos ou já ouvimos falar de alguém que mudou ou pensa mudar de curso e isso está se tornando cada vez mais frequente. Eu mesma dei a minha contribuição no aumento dessa estatística.

Não se pode generalizar na análise deste fenómeno em crescimento, porque cada caso é um caso, mas posso expor aqui a minha experiência. No meu caso foi um misto de deslumbramento, falta de informação e preconceito. Deslumbramento pela medicina, pelo que ela é e pelo que representa; falta de informação por não saber ao certo o que fazia um profissional de medicina; e preconceito movido pela crença de que os melhores alunos devem escolher os melhores cursos, e por pensar que existem cursos que possam ser melhores em detrimento de outros.

A escolha profissional é algo que deve ser feita com muito cuidado e muita dedicação, pois não se está apenas escolhendo um curso para fazer em 4 ou 6 anos, mas sim está-se a escolher a profissão em que se vai trabalhar por toda a vida.

Quantos profissionais frustrados não devem existir na nossa Ribeira Grande? E qual não deve ser a falta que profissionais satisfeitos fazem ao nosso concelho? Pois, para quem gosta do que faz… o céu é o limite, e isso  só contribui e muito mais para o desenvolvimento.

Para você que está pensando em fazer a sua escolha profissional, não escolha pela beleza, pelo status ou pela estabilidade financeira (fazendo o que gosta, alcança com mais facilidade, tal estabilidade), pense também em suas habilidades, inclinações, gostos, dom e vocação.

Mas, como deve ser feita essa escolha?

Vocação (que vem do latim, vocare, e que quer dizer chamado), temos muitas, por isso, dentro das profissões que mais lhe atraem, tenta se informar melhor sobre cada uma, procure profissionais da área, visite os locais de trabalho, converse com estudantes da área e procure ver a grade curricular do curso. Estando em posse dessas informações, opte por aquela em que melhor se identificar.

E lembre-se: Gostar de matemática e física, não quer dizer que se possa ser engenheiro; Gostar de sangue e de cura, não quer dizer que se queira ser médico; ser bom a fazer massagem, não quer dizer que se possa ser bom fisioterapeuta.

Não sendo tão importante como o que disse anteriormente, mas, se quiser um reforço, pode acessar links a seguir e fazer um teste vocacional:

Teste vocacional 1

Teste Vocacional 2

Espero ter contribuído de alguma forma!

Wealth is good, Health is better, hapiness is Best!

Riqueza é boa, Saúde é melhor, felicidade é A melhor!

 

Rilda Leite (Estudante de Psicologia)

 

 

About plurim

Criado para relembrar, reabilitar, recuperar, redescobrir o nosso concelho da Ribeira Grande, Ilha da Santo Antão, Cabo Verde, este blogue terá como propósito enobrecer, por mérito próprio, aquele que nos viu nascer, crescer e tornar em mais um valor nacional, reconhecidos por prós, ignorados por contras. "Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a glória." Ver todos os artigos de plurim

5 responses to “Escolha profissional…vocação? Dom? inclinação?

  • Anibal Miranda

    Parabens Rilda. É kel velha história dakel Sr. é k só dpos kel aposenta kel descubri k lera infeliz na se profissão. Amoda é K´ta dzid ka t existi decisões percepitadas mas sim escolhas erradas. Esse é um questão k maltas é k já t ne liceu tem que ter interesse, pais tem q preocupa e até mesmo instituições de ensina tem k dá um atenção pq o ki k´ta em jogo é futuro de um filho d um aluno e d´um profissional d manhã. Assim ka tem tempo e nem d´nher perdido.

  • Carla Brito

    optima ideia. ess situaçao te caba por faze mut gent faze um carreira profissional sem entusiasmo e es te caba por fca ate frustrod.

  • Darlene Leite

    Isso ai mana, hoje no te depara que bastant situação essim, pssoas que te muda de curso… e isso é um problema kem pode dze que te cmeça la ne nos ensino, quem te otcha ques te da nos pouk informação, ajuda ne nos escola. E moda bo dze, antes de no tma ess decisão tão importante no procura informa mais, bei ne lugares onde que tem profissionais te pratica ques curso k no tem ideia de feze, pesquiza mes sobre quel curso, dificildades, benificios e tud mais pe no pode ter sucesso log ne quel primer opção
    parabens Mana

  • Maysa

    Mut nice Rilda, adorei mesmo! De certeza k se muitos jovens tiver prazer de ale ess artigo, es te fca te pensa melhor.
    Bjoo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: