Dia Internacional da Mulher- Parabéns às mulheres neste dia especial

Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por “Pão e Paz” – por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.

Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.

1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.

Fonte: Wikipedia

Apesar da importância deste dia, não se fez nada para o comemorar em Ribeira Grande.

Será por ter sido simultaneamente dia do Carnaval e dia da Mulher?

Será que os Ribeiragrandenses não dão muito valor ao dia em questão?

Será que os Ribeiragrandenses respeitam tanto a igualdade de géneros, que não vê porque festejar o dia da mulher quando não há um dia do Homem?

Ou será o contrário? Não respeitam coisa nenhuma e estão a marimbar por o que quer que seja?

Perguntas que ficam no ar…

Anúncios

About plurim

Criado para relembrar, reabilitar, recuperar, redescobrir o nosso concelho da Ribeira Grande, Ilha da Santo Antão, Cabo Verde, este blogue terá como propósito enobrecer, por mérito próprio, aquele que nos viu nascer, crescer e tornar em mais um valor nacional, reconhecidos por prós, ignorados por contras. "Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a glória." Ver todos os artigos de plurim

2 responses to “Dia Internacional da Mulher- Parabéns às mulheres neste dia especial

  • Élinha

    Oi maltas.
    Fez-se sim alguma coisa em Povoação. A OMCV, por ser também Carnaval, organizou um pequeno desfile, que juntou um bom numero de mulheres e não só nas ruas da cidade, no dia 7 a noite. Seguiu depois um baile nas suas instalações, logo entrou no dia 8 de março em festa. Perguntem para verem…
    As outras questões exigem estudos e dados para os responder.
    Abraços

  • Feliciano do Rosario

    Muito boa tarde!
    Amigos da causa Comum.
    Gostaria, se me permitir deixar aqui um alerta.
    depois de ter inscrito neste site e vendo o objectivo nobre desse espaço e, apesar de hoje ser dia de significado duplo dia das MULHERES e dia de carnaval, não posso ficar indiferente perante a situação que se assiste perante este silencio convencional de muitos no toca a obra de reconstrução de um dos edificios mais emblematicos de terreiro(casa Marçal) que está sendo descaracterizado da sua traça arquitectural original e por ser edidicio classificado de patrimonio nacional é inadmissivel que a fachada principal deste mesmo edificio seja descaracterizado e com o beneplacito de cidadãos que otrora a quando da construção de um edificio atrás da igreja foi o que se sabe, e hoje, pergunto onde está a opinião critca e atento de ontem?
    Hoje por conveniência estão todos mudos.
    Essa é a minha contribuição em jeito de revolta perante essa situação e o silêncio convencional de muitos.
    Porque será?
    Onde está as instituições responsáveis pela preservação e conservação do património nacional?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: