Construção Civil no Concelho da Ribeira Grande

 

construção civil

A construção está, de certo, ligada a vida primata na terra, tempo em que o homem construía a sua própria habitação, cultivava o seu alimento e confeccionava o seu vestuário. Os conhecimentos técnicos concernentes à construção, à agricultura, à tecelagem, respondiam às necessidades do homem. O mundo sofreu várias transformações, o que implicou melhores condições para construir, tanto a nível económico, como a nível de segurança, uma vez que antigamente construía-se sem qualquer tipo de conhecimentos teóricos.

A construção era considerada o originário de uma época em que só existia Eng.ª civil/ Eng.ª militar, sendo esta que engloba todas as áreas, foi-se dividindo e hoje conhecemos várias Engenharias.

A Construção civil engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infra-estruturas, onde participam engenheiros civis e arquitectos, sendo estes titulares de um curso superior (grau mínimo, licenciatura) como diz a legislação. Toda a obra de construção civil deve ser previamente aprovada pelos órgãos municipais competentes.

Cabo Verde tem constituído uma aposta de investimentos por parte de promotores na área da construção. Considerado um destino turístico de excelência nos últimos anos, o arquipélago tornou-se assim uma atracção para a construção de grandes empreendimentos turísticos e imobiliários. Sendo Santo Antão uma das ilhas mais pobres, com a sua beleza paisagística incomparável, que a converte num atractivo turístico, encontra-se cada vez mais esquecida, tendo em conta que o turismo é o maior sector para o desenvolvimento económico do país.

No que diz respeito ao sector da construção, pode-se assim dizer que, a câmara municipal juntamente com o governo não colaboram com as empresas privadas sabendo que a ilha ainda apresenta vastas áreas por urbanizar. Com a mais demora para a criação destas infra-estruturas, Ribeira Grande ficará mais longe em relação as outras cidades.

Podemos destacar a Spencer Construções e Imobiliária, Lda. Esta tem vários projectos executados, alguns em curso e outros previstos para o futuro.

Para concluir, podemos dizer que a nossa integração na área de formação tem sido vantajosa, beneficiando de uma experiência em contexto real de trabalho, através do exercício de funções correspondentes á carreira superior, usufruindo assim de conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico.

Atenciosamente,

 

Dois Irmãos, dois amigos, dois Engenheiros Civis,

Dúnia Neves Maurício Cruz e José Pedro Maurício Cruz

Anúncios

About plurim

Criado para relembrar, reabilitar, recuperar, redescobrir o nosso concelho da Ribeira Grande, Ilha da Santo Antão, Cabo Verde, este blogue terá como propósito enobrecer, por mérito próprio, aquele que nos viu nascer, crescer e tornar em mais um valor nacional, reconhecidos por prós, ignorados por contras. "Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a glória." Ver todos os artigos de plurim

5 responses to “Construção Civil no Concelho da Ribeira Grande

  • Levindo Nascimento

    Un gostá bestente dess artige. Bsot dos e prova viva que no tem cérebros espoiód pa ess mundo e pronte pa da un contributo sério e descomprometido pa desenvolvmento de nos terra.

  • zeze

    E´m curti,bom em te espera que nos plano diretor te reseva espaços verdes,pe sei de quel monotomia de betão e betão,e que el te traze melhorias ne saneamento.Acima de tud el tem que ser um construção sustentavel,maior racionalização de nos recursos.

  • vany moreira

    um t concorda plenamente k esse artigo,k bzot força p isdà nos c.v t continuà e principalmente p desenvolvimento de nos grande e bela ilha de S.Antao.parabens….es dois Irmaos..dois Engenheiros civis…dois Filhos de C.Verde…dois Amantes para o desenvolvimento d SANTO ANTAO…………..

  • Dublado

    Gostei do artigo, não sou de muitas palavras, mas… Thank you!

  • FUFU

    Primeramente parabens na es artigo. Vrisse ta fica mut orgulhos de se dos engenheiros civis. Em ta concorda plenamente q o q bsot dze. Pa nos terra continua ta desenvolve nao so na um nivel nacional mas tambem na setor touristico e mut importante desenvolve area de construcao civil. Em bai pa CV na verao de 2010 e em fica muito contente q trabalho que governo de PAICV sta faze na CV. Pa tudo kes ilha kem bai (Santiago, Fogo, Sao Vincente, e Santo Antao) em encontra estradas alcaltrelhod, pontos, etc, um grande transformacao de ultimo ves kem bai na 2006. Em ta otcha q es desenvolemento contribui pa sucesso que CV sta tem na es momento e em tem certeza si nu continua ta opoia es governo, CV sta bai tem ainda mas desenvolmente, especialemente na area de contrucao civil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: