Desenvolvimento Local

O conceito de desenvolvimento local se apoia na ideia de que as localidades e territórios dispõem de recursos económicos, humanos, institucionais, ambientais e culturais, que constituem seu potencial de desenvolvimento (BRITO; ZAPATA, 2004). Neste sentido, ao se falar em desenvolvimento local no Concelho de Ribeira Grande, imerge a necessidade de contemplar uma visão holística e interdisciplinar vinculada a uma rede de conceitos associados à evolução, inclusão, participação, solidariedade, produção e competitividade que se reforçam mutuamente ou se opõem frontalmente aos movimentos de concentração, competição, exclusão, pobreza, desequilíbrio, entre outro.

Portanto, enfatiza-se que a estratégia de desenvolvimento local sustenta-se, em suma, a partir da concepção de desenvolvimento endógeno. Neste sentido, o desenvolvimento endógeno visa atender as necessidades e demandas da população local por meio da participação activa da comunidade envolvida. Mais do que obter ganhos, em relação à posição do sistema produtivo local na divisão nacional ou internacional do trabalho, o objectivo é buscar o bem-estar económico, social e cultural da comunidade local, o que leva a diferentes caminhos de desenvolvimento, conforme as características e capacidades da comunidade local (BENI, 2006 p.36).

Entende-se que as cidades se viabilizarão socioeconomicamente se articuladas num grande pacto de parcerias, onde poder público, iniciativa privada, sociedade civil se unem para elevar a cidade a um patamar competitivo, assegurando qualidade de vida a comunidade local e promovendo um desenvolvimento de forma a atender as expectativas de cada actor (empresas, organismos públicos, ONGS, investidores externos, comunidade etc.) (PIRES; ALCANTARINO, 2008).

O desenvolvimento regional entendido como forma de melhoria dos lugares significa uma transformação política pelos e para os seus habitantes, como espaço colectivo produzido por exigência da qualidade de vida dos residentes.

 

Valter M. M. Fortes

About plurim

Criado para relembrar, reabilitar, recuperar, redescobrir o nosso concelho da Ribeira Grande, Ilha da Santo Antão, Cabo Verde, este blogue terá como propósito enobrecer, por mérito próprio, aquele que nos viu nascer, crescer e tornar em mais um valor nacional, reconhecidos por prós, ignorados por contras. "Quanto maiores são as dificuldades a vencer, maior será a glória." Ver todos os artigos de plurim

One response to “Desenvolvimento Local

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: